Como nasceu a ideia de criar ou iniciar o seu percurso de empresário?

A ideia surgiu quando constatei que poderíamos ser diferenciadores em relação ao mercado existente na altura, criando no fundo um ADN próprio aliado à humildade, seriedade, dedicação, esforço e empenho, marcar pela diferença, implementando-se e fazendo agora 10 anos de existência.  

Para ser um bom empresário é preciso…

É preciso muita dedicação, esforço, resiliência, foco, humildade, seriedade, saber agradecer e valorizar, como também pautar pela organização e espirito de união/equipa.

O que foi mais importante nestes 10 anos do Grupo?

Foi posicionar o grupo no mercado, neste caso para isso ocorrer tivemos de ser diferentes do que existia, verificar diariamente que somos uma equipa unida, lutadora e diferenciadora, prova disso é que em 10 anos já vivemos duas crises completamente diferentes, contudo continuamos a nossa caminhada, isso mostra o verdadeiro valor deste grupo, para mim isso é bastante importante.

Quais as diferenças no mercado entre o momento que começou e hoje?

Esta comparação ao dia de hoje não é fácil de responder, pois estamos num período no qual nunca vivemos antes, pois dada a crise atual existem oscilações de mercado quase diárias o que não é o ideal para garantirmos uma boa comparação, no entanto, o mercado está mais evoluído, mais volátil fazendo com que as equipas/ empresas tenham de estar sempre em evolução constante para acompanhar o mercado, assente na inovação e otimização de custos de forma a podermos oferecer sempre a melhor oferta possível aos nossos parceiros de negócio.

Qual foi o maior desafio como empreendedor?

Criar uma verdadeira equipa que todos os dias pensa em dar o máximo e que está focada na estratégia do grupo, ser organizada para obtermos a maior eficiência possível. Também a nível de recursos materiais acompanharmos a evolução tecnológica de forma a que os custos tenham o menor impacto possível a médio/longo prazo, ganhar todos os dias a confiança dos nossos parceiros de negócios.

O que o motiva a acordar todos os dias?

Existem vários motivos, inúmero apenas alguns, existe uma motivação diária criada pelos nossos clientes/parceiros de negócio, que precisam de nós e a sua confiança nos obriga a lutar para sermos considerados nas suas soluções, outro ponto é a confiança dos nossos fornecedores/parceiros de negócio, que confiam em nós para trabalharmos diariamente em conjunto de forma a nos diferenciarmos dos demais, e por fim mas não menos importante, o valor, a qualidade e espirito de união que temos na nossa equipa.

Se pudesse voltar atras no tempo faria algo diferente?

Se pudesse voltar atrás certamente mudaria algumas coisas, teria certamente em alguns casos tomado outras opções, contudo, isso contribuiu para a minha própria evolução, é o normal processo de evolução como ser humano e como gestor. Tenho de estar contente comigo próprio resumindo os 10 anos de existência, chegar a este patamar de existência deixa-me por si só satisfeito perante aquilo que vivemos, mas também por saber a sustentabilidade que temos e o que estamos a fazer olhando para o futuro, isso só é possível acompanhado por uma verdadeira equipa ao longo desse tempo, segurando e incutindo aos novos elementos o ADN para o qual o grupo foi criado.

O que diria aos jovens que estão a começar suas carreiras ou que também tem esse sonho de ser empreendedores?

É acreditarem sempre em si próprios, analisarem ponderadamente e tomarem as opções mais corretas, mesmo que no imediato esse pareça ser o caminho mais difícil, pensarem sempre no objetivo que para eles definiram, não podem perder o foco desse objetivo ao longo do tempo, aparecerão sempre muitos percalços, aparecerão sempre opções de maior facilitismo e comodismo, contudo, se forem persistentes com as suas ideias, nada os fará desistir do caminho delineado, no fundo é o meu lema diário tal como todos os verdadeiros empreendedores.

No final do dia o que o deixa mais satisfeito e realizado?

Por incrível que pareça não é o resultado financeiro, este é importante para a nossa sustentabilidade, estratégia e desenvolvimento, contudo o que me deixa mais satisfeito ao fim do dia é o resultado estratégico / operacional alcançado, bem sei que se este for trabalhado e alcançado diariamente as probabilidades do resultado financeiro ser atingido será enorme e acabará por ser alcançado inúmeras vezes, originando um sentimento de realização não só em mim mas para toda a equipa.

Como imagina o futuro do Grupo?

O grupo continuando com o seu ADN e trabalhando arduamente todos os dias, focados, unidos e organizados, só tenho um pensamento na minha mente, o crescimento sustentado a todos os níveis, temos todas as condições para o grupo seguir o caminho delineado e chegar a uma data de existência ainda mais importante que esta já alcançada, por exemplo os 15 ou 20 anos.


0 Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *